terça-feira, 8 de maio de 2012

Estudo do Livro "Astros e Símbolos" - parte 1

Segue o estudo prometido

 Estudo: Astrologia - Astros e Símbolos
Olavo de Carvalho

Prefácio
1. As doutrinas tradicionais visam a realização efetiva das possibilidades espirituais humanas
2. Elas só são possíveis de realização quando inseridas dentro de um contexto religioso tradicional, dentro da norma e do rito
3. Fora deste contexto as doutrinas tradicionais e aspirações ao conhecimento elevado se perdem na degeneração ou inversão das doutrinas no sei de organismos pseudo iniciaticos; fora deste contexto não existe iniciação
Nota: ao meu ver isso é incorreto, as doutrinas tradicionais e iniciação  não demandam necessariamente a adesão a uma religião organizada, apenas a perspectiva tradicional que em si mesma admite a heresia.
Nota2: contudo, a disciplina religiosa e a observância dos ritos cria um arcabouço psíquico no qual o homem se torna um microambiente adequado a manifestação do sagrado.
Nota 3: em sua outra mão, a observância dos ritos e normações religiosas, em que se pese de propósito, segurança psíquica e um certo gênero de felicidade, incorre em dois problemas: a criação de entraves psíquicos e a negação perniciosa até certo ponto, da intimidade psíquica com seus caracteres de todo particulares. Insisto sobre o ponto de uma perspectiva tradicional dissociada de uma relação alienante com a normatividade religiosa. A normatividade religiosa por sua vez é um eficaz sistema espiritual quando aceita voluntariamente, livre da coerção punitiva ou da imposição cultural.
4. O Autor evidencia, uma verdade histórica, a igreja de fato nunca foi realmente forte no Brasil, em função de uma desestruturação histórica promovida pela vida selvagem, pelo sincretismo, e pela oposição intelectual dos governos, exércitos e da maçonaria.
5. No ambiente atual é fácil tornar-se cooptado por um pseudo-mestre que passe um conjunto de praticas mágicas destinadas a criar impressões e escravizar a mente(propaganda subliminar) incutindo ideias que levam não a tranquilidade espiritual mas ao desespero e inversão de valores.
6. Segundo o Autor para furtar-se a esse gênero de falsificação é necessário
Aderir a uma religião tradicional
Abdicar da arrogância opinativa individualistica aceitando o que todos tem acreditado sempre
Chegar a prática de uma moral sã

Nota: fica evidente que o autor, apesar de amplamente versado em teoria do conhecimento, ainda considera a região institucionalizada como a única forma de treinar a mente para percepção do conhecimento transcendente. Contudo, o valor dos ritos é observâncias reside na criação de uma mentalidade especifica o que implica por sua vez na construção de um paradigma ou perspectiva notadamente marcada pela consciência do poder realizador do símbolo sobre a alma e num certo momento, sobre o mundo em paralelo a criação dessa perspectiva moral.

Nota: a importância da "submissão a um  treinamento religioso", da abdicação da individualidade, da moral sã, em si é criar um microambiente psíquico estável e adequado ao conhecimento superior e a iniciação.

7. Grande parte  dos grupos que se dizem iniciáticos começam incutindo esse sentimento de superioridade a religião, que resulta na inflação do ego e no desencadeamento de um processo contra-iniciático
8. O objetivo do livro é tratar de astrologia espiritual e seu conteúdo  deve ser contextualizado com a ótica tradicional

Nenhum comentário:

Postar um comentário