terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Mais uma chance...


Nos meus primeiros dias de PS eu vi coisas muito diferentes da usual rotina de ambulatórios. Dentre essas um paciente etilista crônico profundamente embriagado, com o ouvido minando pus e uma infecção osteocutânea atrás da orelha. Eu quis fazer algo mais por ele do que simplesmente uma dose cavalar de antibiótico e um curativo local. Não consegui ir muito alem disso ja que minha autonomia ainda é restrita e ele proprio se recusava a manter-se no hospital. Aquele paciente ficou na minha cabeça enquanto eu pensava que ele era uma bomba relógio para desenvolver um abcesso cerebral. 

Hoje ao passar rapidamente pelo PS, encontrei ele saindo de pijama, para tomar ar nos fundos do hospital. Ele não cambaleava nem cheirava a álcool. Esta sóbrio e bem alerta, a voz era rouca provavelmente em função do uso de longa data de álcool e cigarros. O abcesso realmente se desenvolvera, contudo ele agora estava sóbrio e cuidando-se devidamente. Me sentei junto com ele e ficamos conversando por algum tempo, expliquei pra ele sobre as doenças que tinha e que deveria tratar; tanto sobre a infecção como sobre o álcool.(Por que vício não é falta de vergonha na cara nem um problema emocional, vício é uma DOENÇA NEUROMODULADA). 




Ficamos ali um bom tempo sentados no banco dos fundos do hospital, conversando. Hoje estava um dia especialmente silencioso... Conversamos sobre o que acontecia como ele, como ele poderia conduzir sua própria vida para nao retornar ao caminho obscuro que vinha trilhando.

Ele agora pretende internar-se num hospital psiquiatrico após o tratamento do abcesso para aprender a lidar com a dependencia

Deixei com ele um papel rascunhado, explicando brevemente a ele o que acontecia com sua saúde. 

Todos na vida merecemos uma segunda chance. Todos merecemos uma nova oportunidade de escolha para fazer a melhor escolha para nossas vidas. O ponto crucial é estarmos lúcidos o suficiente para utilizarmos essa nova oportunidade...

... hoje eu fui lúcido para utilizar a minha

Nenhum comentário:

Postar um comentário